Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2016

Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais na Floresta da Tijuca - RJ.

Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais na Floresta da Tijuca - RJ.Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais na Floresta da Tijuca - RJ.
Olá amigos! Vocês já pensaram em produzir cogumelos em casa, em pleno Rio de Janeiro? A Floresta da Tijuca abriga os melhores bairros para a produção de cogumelos comestíveis e medicinais na cidade do Rio.
Um dos cogumelos mais indicados, e já cultivado na Floreta da Tijuca é o Shiitake em toras (Lentinula edodes), com excelentes resultados em produtividade.


Hoje em dia temos “sementes” de várias espécies de cogumelos comestíveis e medicinais disponíveis para cultivo. Algumas espécies podem ser cultivadas em clima mais frio, como os cogumelos Lentinula edodes - (Shiitake), Agaricus bisporus - (Champignon ou Porto Belo) e o Pleurotus ostreatus (Shimeji preto); e outras espécies frutificam bem em regiões mais quentes, como o Pleurotus sajor-caju - (Houbitake), Pleurotus ostreatus - (Shimeji branco), Pleurotus pulmonarus - (Shimeji europeu), Pleurotus djamor (Cogumelo Salmão), (Agaricus blazei) – “Cogumelo do Sol”, (Ganoderma lucidum) - REISHI e outros.


Cultivo de Cogumelos no Alto da Boa Vista e bairros adjacentes do Rio.


Um dos melhores bairros para a produção de cogumelos comestíveis na cidade do Rio de Janeiro é o Alto da Boa Vista e bairros adjacentes, pelo seu microclima único de serra, em plena Floresta da Tijuca.
Sempre buscando um clima mais ameno, sombreado e com boa oferta de água potável, a produção de cogumelos comestíveis e medicinais é uma alternativa economicamente viável em pequenos espaços, nas grandes cidades.
Seja um Fungicultor e descubra o mundo dos cogumelos comestíveis e medicinais! Complemente sua renda produzindo cogumelos em casa.

O professor e pesquisador, Bruno Cavalcante de Menezes Neto, graduado em Ciências Biológicas, e especialista em cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais há mais de 13 anos, está iniciando o Projeto Cogumelos em Casa.

A proposta inicial é formar 10 (dez) produtores cooperativados, e assim capacitar novos profissionais, para difundir a fungicultura que é ainda pouco conhecida no Brasil. Sempre formando produtores ambientalmente consciente, respeitando a natureza, e produzindo cogumelos com alto valor gastronômico e medicinal, dentro dos princípios da agricultura orgânica.
O projeto busca Pessoas, Empresas, Escolas, Universidades, ONGs, Parques, Hortos Florestais, Prefeituras, que tenham o interesse na implantação do projeto de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais, de maneira temporária ou permanente.
Inicialmente o Projeto Cogumelos em Casa vem suprir uma pequena parte, da grande demanda de cogumelos comestíveis e medicinais gerada pelos supermercados, hotéis, restaurantes, bistrôs e farmácias de manipulação na cidade do Rio de Janeiro.
Veja alguns atrativos, para quem pretende iniciar uma produção comercial de cogumelos comestíveis e medicinais com a Cogumelos em Casa:
Produção ecologicamente correta;
Produto produzido dentro dos princípios da agricultura orgânica;
Primeira produção relativamente rápida, com previsão de retorno do investimento em 18 meses, a partir do projeto finalizado (média estimada);
Alta produtividade em pequenos espaços;
Acompanhamento e suporte técnico em todas as etapas do cultivo;
Produto de alto valor agregado, e excelente aceitabilidade de mercado.
Lembrando que o Projeto Cogumelos em Casa abrange todo o Brasil, e não fica restrito apenas a cidade do Rio de Janeiro.
Pré-requisitos para a participação no Projeto Cogumelos em Casa:
Ser uma pessoa empreendedora e proativa, para dinamizar o andamento do projeto.
Já ter passado pela visita previa de avaliação de propriedade, para a constatação de viabilidade de produção e quais são os cogumelos a ser cultivados;
Ter os recursos e as condições necessárias, para concluir e dar continuidade ao projeto;
Assinatura do contrato de prestação de serviço referentes a capacitação, formação e acompanhamento técnico, elaborado para cada futuro produtor;
Cursos de cultivo, consultas e visitas em loco:
Prezados amigos, todas as fotos publicadas são meramente ilustrativas, e não substitui a visita de avaliação técnica em loco. Cada estrutura de produção é planejada para atender um microclima determinado e especifico, para cada propriedade.
A consultoria inicial se dá com a avaliação de propriedade, aonde é constatado a viabilidade de produção, e as espécies mais indicadas para cada cliente/produção. Lembrando que toda consulta é cobrada, de acordo com o modelo e dimensão do projeto.
Participe enviando o seu perfil como futuro produtor para o nosso e-mail. Verifique também em sua agenda, os dias mais favoráveis para receber em sua propriedade a primeira visita técnica de avaliação, para diagnóstico de produtividade e modelos de projeto.

Contato:
Bruno Cavalcante de Menezes Neto
Graduado em Ciências Biológicas, e Especialista em Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais
E-mail - cogumelosemcasa@hotmail.com


Nenhum comentário: